Os traços arquitetônicos fazem desse lugar um espaço de visitação, tendo o contato direto com a riqueza e herança do passado em conexão com os tempos atuais.

A empresa AMANA INDÚSTRIA E COMÉRCIO LTDA., localizada na zona rural do município de Assu/RN, foi fundada em 2008, com nome de fantasia ÁGUA AMANA, objetivando produzir água para consumo humano, envasada em garrafões retornáveis de 20 litros. A localização da fonte confere à indústria um ambiente adequado para a produção de água, distante de centros urbanos e rodovias, livre de poluição e isolada em uma área de 380.000 metros quadrados.
A escolha do nome AMANA é baseado na peculiaridade da região onde a fonte está situada. Ou seja, de um semi-árido hostil, forte, surge uma água de boa qualidade, que, através da intervenção da empresa é transformada numa água de excelente qualidade para consumo humano. Assim, neste entendimento, surgiu a necessidade de escolha de um nome que traduzisse essa realidade. E o nome é AMANA, palavra de origem indígena que significa “água que veio do céu”.
FONTE NO LINK https://www.aguaamana.com.br/
O rio Piranhas-Açu banha parte dos estados do Rio Grande do Norte e da Paraíba, sendo o principal rio da bacia hidrográfica Piranhas-Açu – que possui uma área total de drenagem de 43.681,50 Km² e beneficia diretamente 147 municípios sendo 45 municípios no Rio Grande do Norte. Ele é de grande importância para a sobrevivência de muitas comunidades ribeirinhas, populações urbanas que são abastecidas por suas águas e também fundamental para uso na navegação, geração de energia e para atividades de carcinicultura e piscicultura.
A Floresta Nacional de Açu é uma unidade de conservação, federal é formada atualmente por uma área oficial com 215,25 há e uma área em ampliação 217,27 há suas funções são: conservar as espécies típicas e ameaçadas da caatinga, evitar o assoreamento da Lagoa do Piató que integra a bacia hidrográfica do Rio Piancó Piranhas-Açu, combater o processo de desertificação do semiárido e contribuir para a construção do conhecimento científico, uso público e atividades socioambientais. Fundamental importância para: preservar a biodiversidade, contribuir com a conservação dos nutrientes do ecossistema, colaborar para a integridade da Lagoa do Piató, evitar a erosão do solo, desenvolver ações de educação ambiental, contribuir com o microclima mais confortável no semiárido, apresentar o potencial das plantas medicinais, fortalecimento da memória, da cultura e da história dos povos originários para o desenvolvimento de pesquisas, aulas práticas, aulas de campo, turismo, prática esportiva e recreação, disponibilizando diversas trilhas para caminhadas ou montebikes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE TURISMO
E-mail: tur@assu.rn.gov.br
Rua Alfredo Soares Macedo Neto, 01 – Janduís
Contato: (84) 3331-2925 – Horário de atendimento: 07h às 13h