CAPELA DE SÃO JOSÉ

Localizada no bairro Frutilandia a capela de São José realiza seus festejos durante os dias 09 a 19 de Março, trazendo ao bairro um grande números de devotos.

 

CAPELA ENSV

Em 09/03/1927 por iniciativa do monsenhor Joaquim Honório, Minervino Vanderley e Ezequiel Fonseca e sob a direção educacional da irmã austríaca Jeronima Ondra, fundou-se na cidade de Assú o Colégio Nossa Senhora das Vitórias que posteriormente tomou a designação de Educandário Nossa Senhora das Vitórias.  A sua primeira turma foi composta por 32 alunas. Em 20 anos de existência, no ano de 1947, já havia passado pelo ENSV 2.191 alunas. Funcionava em regimes de externato, internato e semi-internato.

 

CASARIO ANTIGO / CENTRO HISTORICO

Tombado pelo patrimônio histórico, localizado no centro da cidade, os traços arquitetônicos fazem desse lugar um espaço de visitação, tendo o contato direto com a riqueza e herança do passado em conexão com os tempos atuais.

 

ANFITEATRO ARCELINO COSTA LEITÃO

Anfiteatro Arcelino Costa Leitão conhecido popularmente por “Buraco do Prefeito”, foi inaugurado em 1989 pelo ex-prefeito José Maria, sendo a praça principal da cidade, localizada no centro onde acontece os principais eventos: São João, Fenavale, Feira da Lua entre outros.

 

IGREJA MATRIZ BEATA LINDALVA E SÃO CRISTOVÃO

Lindalva Justo de Oliveira nasceu em Assú em 1953 e, como freira, fez parte das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo. Morreu em Salvador, em 1993, assassinada ao se defender de um assédio. Considerada uma mártir, foi beatificada em 2007. Sendo comemorada sua festividade nos dias 07 a 17 de Janeiro, a igreja recebe grande números de fieis e devotos de toda a região.

 

IMAGEM DE IRMÃ LINDALVA

Localizada na comunidade rural Malhada da Areia onde nasceu a Irmã Lindalva, a imagem mede em torno de 7 metros.

 

 

 

CASA DA CULTURA (SOBRADO DA BARONESA)

Construído no XIX o edifício possui 379,60 m² de área construída mais anexos, foi cenário de um grande acontecimento histórico, no dia 24 de Junho de 1885, onde a senhora Belizária Lins Wanderley de Carvalho e Silva, serviu um banquete aos seus escravos e decretou livres.

 

CINE TEATRO PEDRO AMORIM

Erguido em 1930 por Francisco Fernandes Martins, industrial que atuava no ramo do algodão, com a proposta de ser um ambiente voltado para abrigar expressões artísticas locais e nacionais. Hoje é um marco na cultura de Assu o espaço é um palco para grandes apresentações musicais, teatrais, exposições e diversas expressões artísticas que enriquecem a cultura do município.

 

IGREJA MATRIZ DE SÃO JOÃO BATISTA

A paróquia foi criada em 1726 por invocação de São João Batista, sendo a terceira instalada no Rio Grande do Norte. Hoje considerada património histórico e cultural na cidade de Assu, sendo realizado nos dias 14 a 24 de Junho sua programação religiosa.